Saiba como consultar IMEI do celular pelo site da Anatel

Consultar o código IMEI do celular é importante para prevenir fraudes e garantir que não está caindo em um golpe na hora de comprar um celular usado, também é importante saber o código em casos de roubos ou perda do celular. O IMEI é como se fosse o RG do seu celular, ou, o “número do chassi” do aparelho. É um código único que, de forma simples, define se um celular é legítimo, ou não.

Cada celular no mundo tem um código IMEI único. A partir deste código, é possível coletar informações sobre o aparelho e também descobrir se é um celular legítimo ou não, que é os casos dos aparelhos não homologados, conhecidos como piratas.

Neste artigo, iremos falar a importância de ter o código sempre em mãos, além de mostrar maneiras de consultar status do IMEI do seu dispositivo e de brinde, como achar o IMEI do seu aparelho.

Para que serve o código IMEI?

O International Mobile Equipment Identity ou IMEI é um código de identificação do dispositivo, e cada aparelho tem o seu. Resumidamente, todas as informações do dispositivo ficam disponíveis no código. Desde onde o dispositivo foi feito até o modelo do dispositivo.

Por meio do número é possível saber a localização do aparelho e do indivíduo que está com o telefone. Com esse recurso, se o aparelho for perdido ou roubado, a localização do ladrão pode ser rastreada por meio do número.

Como o IMEI ajuda em casos de furto ou perda do aparelho?

Caso seu celular tenha sido roubado, ou perdido, você pode garantir que quem encontrou seu celular ou quem tenha roubado ele de você não consiga usar. Informando o seu IMEI e explicando a situação para sua operadora, eles podem colocar o dispositivo em uma “lista negra” com base no código informado. E também entram em contato com outras operadoras para fazerem o mesmo.

Isso significa que um celular em uma lista negra é impossibilitado de fazer e/ou receber ligações, e também é impedido de se conectar online através das redes móveis, mesmo usando um novo CHIP.

Além disso, o IMEI possibilita que a polícia rastreie a localização do seu celular por meio de informações de qual rede o cartão SIM do celular está usando no momento. Podendo informar as delegacias mais próximas para interceptar o veículo ou a pessoa que tenha roubado o celular.

Como encontrar o código IMEI

A maneira mais fácil e rápida para descobrir o IMEI do seu celular é pelo discador de chamadas digitando o código “*#06#” sem aspas. Esse método funciona tanto em celulares Android, quanto nos iPhones. E não é preciso clicar no botão “ligar”, o código aparecerá automaticamente.

Outra forma de visualizar o IMEI é verificar na própria caixa do telefone. O código fica impresso em uma etiqueta de registro na parte traseira ou em uma das laterais.

Como encontrar o código IMEI no iPhone (iOS)

Além do menu de discagem, você também consegue descobrir o código de identificação através das configurações do celular. Para isso, você precisa seguir os dois passos simples a seguir:

1º Passo: Abra os Ajustes do seu iPhone, depois, abra o menu “Geral” dos Ajustes.

2º Passo: Dentro do menu "Geral", selecione a opção "Sobre". Agora arraste a tela para baixo e ao final da janela será possível encontrar o IMEI.

Como encontrar o IMEI no Android

Nos smartphones com o sistema operacional Android, o IMEI pode ser encontrado dentro do menu "Configurar". Ao final da tela, basta acessar a opção "Sobre o telefone".

Na janela exibida, desça até o fim da página para visualizar o código de identificação do celular.

Como checar a situação do IMEI na Anatel

Após conseguir o código, a situação do telefone poderá ser visualizada no site do Governo Federal, que você pode acessar diretamente clicando aqui!

É só clicar no botão do site escrito “Consulte aqui a situação do seu aparelho celular” para ser redirecionado para uma página onde você colocará seu código IMEI para ser consultado.

E aí, gostou?

Esperamos que tenhamos conseguido te ajudar a consultar o IMEI do seu aparelho celular! Aguardamos você na próxima publicação! Enquanto isso, acompanhe nossas publicações antigas do site clicando aqui! Até a próxima!







Entre em contato conosco

Contato

Gold Empresas - Parceiro Vivo Empresas
LTL TELEFONIA E COMUNICAÇÕES LTDA