Conheça a Starlink - A internet do futuro

O projeto Starlink, desenvolvido pela SpaceX e fundado por Elon Musk pode se tornar um dos marcos para o avanço da tecnologia nas telecomunicações. O programa tem como objetivo fornecer internet banda larga de alta velocidade, até mesmo para as regiões mais remotas.

Para que isso aconteça, a SpaceX planeja colocar em cerca de 12 mil satélites em orbita. E isso tornará as navegações mais baratas, mais eficientes e mais ágeis.

Cada um dos satélites possuem quatro antenas high engine que trabalham em conjunto. Os sinais são transmitidos de forma rápida e com baixo custo. O plano é colocá-los em órbita, formando uma rede ampla e de alta capacidade, o que atingiria regiões que hoje, não possuem cobertura de operadoras.

Internet via satélite é eficiente?

Sim, o projeto Starlink propõe internet com transferência de até 1GB por segundo com uma latência de 25 mil milissegundos. A tecnologia de internet via satélite que temos hoje tem latência de apenas 600 milissegundos. O que torna o Starlink uma tendência para evolução da tecnologia nesta categoria de conexões.

Starlink já está funcionando?

A SpaceX recebeu, em 2018, autorização para lançar seus satélites e atualmente há cerca de 420 em órbita. Porém, os sistemas ainda estão em fase de testes. A expectativa é que, em 2025, 40 milhões de usuários façam uso da banda-larga com a nova tecnologia.

Quando a Starlink chega ao Brasil?

A certificação do equipamento para a base terrestre é um dos primeiros passos para a chegada da Starlink no Brasil, mas a empresa ainda precisa pedir a homologação da antena que ficará instalada nas casas dos clientes de banda larga.

A Starlink também solicitou à Anatel o direito para explorar satélites estrangeiros no Brasil. Caso a autorização seja concedida, a empresa também precisa obter uma licença de Serviço de Comunicação Multimídia (SCM), exigida para todos os provedores de internet.

A companhia de Elon Musk afirma que terá cobertura de banda larga via satélite no Brasil até o final de 2021 e abriu um cadastro para interessados em participar da fase beta. Quem quiser se arriscar deverá pagar uma taxa de US$ 99 logo no registro, além de comprar o kit da antena e roteador que custa US$ 499.

A princípio, a SpaceX divulga que a banda larga Starlink deve atingir velocidades de 50 Mb/s a 150 Mb/s, com ping variando entre 20 ms a 40 ms e sem franquia de uso.

E aí, gostou?

Aguardamos você na próxima publicação! Enquanto isso, acompanhe nossas publicações antigas do site clicando aqui! Até a próxima!







Entre em contato conosco

Contato

Gold Empresas - Parceiro Vivo Empresas
LTL TELEFONIA E COMUNICAÇÕES LTDA

x

Podemos te ajudar?

Qualquer dúvida estamos à disposição