Saiba os principais fatores para ser um profissional com criatividade

Em um mercado cada vez mais competitivo, as empresas estão constantemente em busca de formas de inovar em seus negócios. A prática e incentivo da criatividade pode ser a virada de chave que você precisa para ser protagonista nesse processo de inovação. Isso porque, apesar de serem conceitos diferentes, a inovação e a criatividade estão diretamente ligados.

Agora pare e pense: quantas vezes você deixou de inovar porque não exercitou sua criatividade? Quantas oportunidades foram deixadas de lado porque a criatividade, não foi vista com a importância que ela realmente tem?

Existem várias técnicas para fazer a criatividade fluir com mais facilidade, mas antes de começar a aplicá-las, é importante dar um passo para trás e se preparar para aproveitar essa habilidade ao máximo.

Por isso, existem 2 fatores fundamentais para qualquer criativo: repertório e diversidade de fontes. Uma está ligada a outra e vamos explicar cada uma delas.

1) Crie um repertório extenso

Isso serve para livros que você lê, filmes e séries que assiste, músicas que escuta, pessoas que conhece, conversas que tem com amigos… Na hora você pode até não perceber, mas tudo pode ser uma possível ferramenta. Basta utilizá-la no momento certo. Então expanda o seu repertório, estude, pesquise e consuma conteúdo.

2) Procure alternativas que fogem do óbvio

Algo muito comum atualmente é procurar inspiração dentro daquilo que você já tem interesse. Assistir filmes da categoria que você gosta, ouvir música de estilos que te agradam, promover reuniões com profissionais que geralmente estão envolvidos naquele tipo de projeto…

A diversidade é uma necessidade em termos sociais, mas ela também tem importância quando se trata de lucratividade. Isso porque equipes diversas possuem profissionais com conhecimentos, experiências e backgrounds diferentes, ou seja, seus repertórios são repletos de referências baseadas nessas vivências únicas.

Construa um repertório diverso

Consuma conteúdos da sua área sim, mas não deixe de pesquisar em outras áreas também. Quando tiver um problema, consulte pessoas que você conhece e que atuam em outra indústria, peça dicas sobre os projetos em que você está trabalhando, convide profissionais de outros setores para participar de um brainstorming do seu time.

Aplique essa dica na sua vida pessoal também. Assista filmes de outras categorias além daquela que você mais gosta, leia livros de autores que você não conhece, coma uma comida que nunca provou antes, vista-se num estilo diferente do seu. Assim você vai, aos poucos, colocando novas ferramentas na sua própria caixa.
Matéria originalmente publicada por Escola Conquer







Entre em contato conosco

Contato

Gold Empresas - Parceiro Vivo Empresas
LTL TELEFONIA E COMUNICAÇÕES LTDA

x

Podemos te ajudar?

Qualquer dúvida estamos à disposição