Saiba como funciona o armazenamento de dados em celulares!

O armazenamento de dados em celulares tem algumas características próprias. Se você está acostumado com as pastas do computador, nem tudo será muito intuitivo.

O sistema de armazenamento nos celulares é um pouco diferente de como é acontece no computador. Cada app tem um lugar exclusivo dentro do armazenamento do celular, que é chamado de “armazenamento particular", e o app tem acesso certificado, mesmo que tenha ou não a permissão de armazenamento.

Esse tipo de tecnologia é chamado de “sandbox”, em inglês, ou “caixa de areia” em português, que, de certa forma, compara o “armazenamento particular” de cada app à uma caixinha de areia, e cada app fica dentro da sua.

Para que a troca de informações entre os apps aconteça, é exigido que eles mantenham os dados no “armazenamento compartilhado”, que solicita permissão própria.

Veja a seguir a diferença entre "armazenamento específico" e "armazenamento compartilhado"!

Armazenamento específico

Os aplicativos que são instalados no celular, utilizam uma parcela do armazenamento, que é específico para ele e, além disso, é fechado para os outros aplicativos dentro do smartphone. Então, até mesmo se um app não tiver permissão de armazenamento de dados no aparelho, ainda é possível que ele faça uso do armazenamento específico dele para fazer o salvamento de dados.

Mas aí você se pergunta: e os aplicativos que têm permissão de acesso a “todos os arquivos”, eles têm acesso aos meus dados particulares? Não, pois nesse caso, os apps armazenam os dados particulares nesta pasta exclusiva, as “sandboxes”, que não dão acesso aos demais aplicativos instalados. Então seus dados armazenados na “sandbox” do app, estão seguros. Os seus dados bancários, por exemplo, não estão visíveis para os outros aplicativos. Mesmo que tenham permissão total de armazenamento.

Para que essa proteção seja quebrada, existem processos que são chamados de “root” ou “jailbreak” nos smartphones. Este tipo de procedimento pode comprometer a segurança do sistema, por isso, não é recomendado a aplicação para quem quer confiar na segurança digital do celular. Ah, e para realizar este procedimento, é necessário ter o celular em mãos, não tem como realizar um processo de root ou jailbreak à distância.

Armazenamento compartilhado

Com tudo isso que eu já te disse, tenho certeza que você vai se perguntar: “e se eu precisar tirar uma foto e enviar esta mesma foto para um contato no meu WhatsApp? Ou até mesmo se eu quiser editar em um software?”. Bom, é para isso que o armazenamento compartilhado existe.

O armazenamento compartilhado atua de uma maneira “pública” dentro do armazenamento. Quando um aplicativo precisa de alguma informação que não está acessível, é solicitado uma permissão para que o dado ou informação fique acessível, e com a permissão, a informação ou dado fica disponível no armazenamento compartilhado, permitindo que outros aplicativos com permissão possam acessar o dado.

E aí, gostou?

Esperamos que este post possa ter solucionado alguma de suas dúvidas referentes à como é feito o armazenamento de dados em celulares! Aguardamos você na próxima publicação! Enquanto isso, acompanhe nossas publicações antigas do site clicando aqui! Até a próxima!







Entre em contato conosco

Contato

Gold Empresas - Parceiro Vivo Empresas
LTL TELEFONIA E COMUNICAÇÕES LTDA

x

Podemos te ajudar?

Qualquer dúvida estamos à disposição