A contribuição da tecnologia para a evolução da saúde

Ainda que, hoje, o acesso à informação esteja cada vez mais simplificado e rápido, a comunicação direta entre médico e paciente continua sendo fundamental na área da saúde. O diálogo, o contato pessoal e a habilidade de escutar são aspectos indispensáveis para a boa prática da medicina, e trazem benefícios para ambos os lados.

Entre eles, podem ser destacados diagnósticos mais precisos, menor incidência de erros, tratamentos mais eficazes, maior conexão com os enfermos e menos reclamações. Porém, para isso, é necessário que a conversa seja precisa, clara, completa e compreendida por todos. E, nesse sentido, a tecnologia pode ser um agente facilitador.

A comunicação é um dos pilares da medicina, afinal, para conceder um diagnóstico, o médico precisa conversar com o paciente durante a consulta. Inclusive, é a partir dessa interação que é feita a anamnese, uma entrevista com o objetivo de registrar os sintomas relatados e facilitar a análise do quadro.

No livro Simulação de Doenças – Abordagem e Diagnóstico, o autor e ortopedista, Dario Giannini, afirma que “a anamnese completa, ao menos, 70% de qualquer diagnóstico”. Ou seja, ouvir o que a pessoa tem a dizer, entender do que ela está se queixando e absorver todas essas informações são fatores essenciais e devem fazer parte da rotina de um bom atendimento.

Sem isso, caso o paciente não se sinta confortável para dar detalhes sobre o seu quadro, será difícil criar um vínculo e conduzir um tratamento com a precisão necessária. Nessas situações, não é incomum que os enfermos façam pesquisas na internet em vez de seguirem a conduta indicada.
No entanto, é importante que todos entendam que, embora algumas respostas possam ser encontradas com facilidade online, apenas um médico é capaz de determinar qual é o real problema. E um dos papéis do profissional de saúde é fazer com esse fato seja compreendido.

Relação entre a tecnologia e a medicina

Essa relação é bastante ampla, desmembrando-se em aspectos benéficos para a área da saúde. A princípio, o que vem à mente é o fato de as inovações, hoje, permitirem às pessoas fazerem pesquisas sobre doenças ou sintomas, em vez de buscarem orientação médica. E esse procedimento não é recomendável.

No entanto, a internet também possibilita encontrar um profissional da saúde rapidamente, avaliando aspectos como especialização, endereço, histórico, avaliações de paciente e outros fatores que contribuem para o agendamento de uma consulta.

Além disso, outra grande inovação criada graças ao avanço da tecnologia são os aplicativos para smartphones e demais dispositivos móveis, que simplificam o acesso a informações importantes. Entre os dados que contribuem para um atendimento médico de qualidade, estão:
- horário de atendimento;
- prescrição médica;
- teleconsulta.

Tecnologia aliada à comunicação entre médico e paciente
Como já foi abordado neste artigo, a tecnologia contribui de diversas maneiras para a comunicação e a relação na saúde, criando um vínculo entre as partes, gerando confiança e viabilizando diagnósticos mais precisos.

A Vivo Empresas dispõe de portfólio completo e atendimento especializado para Saúde. São recursos sob medida para conectividade, estrutura, relacionamento com pacientes, segurança, controle de custos e assistência em todo o Brasil para consultórios, clínicas ou hospitais.
Veja os detalhes e aprenda sobre cada serviço que oferecemos ao seu negócio na página de soluções digitais em Saúde da Vivo Empresas.







Entre em contato conosco

Contato

Gold Empresas - Parceiro Vivo Empresas
LTL TELEFONIA E COMUNICAÇÕES LTDA

x

Podemos te ajudar?

Qualquer dúvida estamos à disposição