Vivo promete expandir rede de fibra no Brasil com a FIBrasil

O modelo de rede neutra da FiBrasil anunciado pela Vivo no dia 01 de junho de 2021 deve atender mais de 5,5 milhões de residências no país. O Conselho Diretor da Anatel aprovou a venda de participação da FiBrasil, braço da Vivo responsável por algumas redes de fibra óptica. O acordo era bastante aguardado, uma vez que a operadora já havia divulgado em seu balanço financeiro que estava negociando com uma grande investidora internacional.

O controle da companhia será transferido para o fundo canadense CDPQ, e a empresa será responsável por expandir a cobertura FTTH para cidades médias. Com a aprovação da Anatel, a Vivo pode prosseguir com a construção da rede neutra. A venda da participação da FiBrasil já havia sido autorizada pelo Cade em abril de 2021.

O acordo comercial foi firmado em março de 2021, e o fundo canadense pagará R$ 1,8 bilhão pela participação de 50% da FiBrasil. A Vivo contribuirá com cobertura de fibra óptica já existente em 1,6 milhão de domicílios, e a empresa deve atingir 5,5 milhões de lares em quatro anos, em cidades médias fora do estado de São Paulo.

A rede da FiBrasil será neutra, ou seja, outras empresas poderão alugar a infraestrutura existente para vender serviços de internet e telecomunicações. A Vivo continua sendo a cliente âncora, e ela terá exclusividade temporária para captar assinantes em novos locais.

Além da FiBrasil, a Vivo também utiliza a rede neutra da American Tower em alguns locais em Minas Gerais. A operadora aposta no modelo de franquias, e pequenos provedores podem usar a marca Terra Fibra para vender internet de fibra óptica em cidades pequenas ou bairros periféricos de grandes municípios.

E aí, gostou?

Aguardamos você na próxima publicação! Enquanto isso, acompanhe nossas publicações antigas do site clicando aqui! Até a próxima!







Entre em contato conosco

Contato

Gold Empresas - Parceiro Vivo Empresas
LTL TELEFONIA E COMUNICAÇÕES LTDA

x

Podemos te ajudar?

Qualquer dúvida estamos à disposição